Prezados colegas:
Efetuei uma pesquisa via e-mail com as Associações representativas dos radioamadores junto a IARU, sobre a obrigatoriedade dos exames de CW para admissão e promoção como radioamador, e em resumo, a maioria absoluta não exige mais exames de CW, como por exemplo:
NÃO exigem nenhum tipo de exame de CW: USA, Canadá, Japão, Austrália, Nova Zelândia, United Kingdon, Espanha, Itália, Noruega, Portugal, Bélgica, Holanda, Suíça, Chile, etc.
Só exigem exames para promoção a “Advanced Class”: Rússia, Filipinas, Georgia, Siri Lanka, Argentina, etc.
Exigem exame de CW em todos os níveis: Tailândia, Oman, Belarus, Jamaica, Nigéria, etc.
A maioria dos países com maior número de radioamadores e reconhecido destaque na nossa atividade, já dispensaram a telegrafia como item obrigatório nos exames, e não consta ter acarretado nenhum problema relevante com relação à capacitação técnica e comportamento dos radioamadores nas frequências.
Pelo número de participantes em Concursos internacionais, nº de contatos em DXexpedições, inclusive no Brasil, verificamos ser grande o nº de colegas praticantes do CW, especialmente de países em que o exame de CW não é mais obrigatório.
O resultado completo da pesquisa será encaminhado via correspondência para a ANATEL e LABRE Federal, e no futuro para o grupo de colegas que conversarão com a LABRE sobre melhorias para o radioamadorismo no Brasil.
Obrigado a todos pelo apoio ou críticas, e deixo com dados concretos uma colaboração para o radioamadorismo no Brasil.
Atenciosamente,
Rony, PS7AB
www.ps7ab.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário