Ref.: Radioamador - Radioamadorismo
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
(PT2TF - Teresinha.)
Por incrível que pareça, vem se perdendo no Brasil o hábito do "primeiríssimo" QSO ser confirmado por QSL. Há até colegas que dizem ainda não terem seu QSL.
Muito contribuiu para esse estado de coisas o desentrosamento das LABRES estaduais, onde funcionavam, mal ou bem o BUREAU de trocas de rádio cartões. Por outro lado, as imprecisões dos endereços no Guia Rádio, decorrente de erros de impressão, mudança de QTH não informado, e mesmo os indicativos não atualizados, comprometem a tradicional troca de QSL's e contribuem para o não recebimento de tão importante confir-mação e gentileza final de um QSO, qual seja - o QSL. Por sua vez acarreta reflexos, por ato de conseqüên-cia, nos CallBooks internacionais, circunstância lamentável uma vez que distorce a boa imagem do Radioamador brasileiro no exterior.
A importância de que se revestem os QSL's a nível internacional pode ser caracterizada hodiernamente pela sua troca via INTERNET nos chamados eQSL (QSL Eletrônico). Nos comunicados feitos em modos digitais já se recebe o QSL em imagens coloridas que nada ficam devendo àqueles impressos e remetidos pelo correio.
É com base nessas tão importantes confirmações que podem os radioamadores requerer Certificados e Diplomas nacionais ou internacionais, que com-provam o "trabalho radioamadorístico" atestando sua perseverança, paciência e dedicação ao hobby que abraçaram.
No futuro esses Diplomas permitirão relembrar difíceis contatos mantidos na troca de informações e de gentileza com colegas compatriotas e co aqueles de todo o mundo. Através deles podemos rememorar momentos de vigília compartilhados com outros colegas que também buscavam as "figurinhas" numa camaradagem de par-ceria solidária, que deve caracterizar a essência do Radioamadorismo.
Esses cobiçados "comprovantes", muitas vezes difíceis de conseguir, respondem também ao espírito de colecionador da mesma forma que tantas outras pessoas se dedicam a colecionar selos e um sem número de outros itens.
Vale lembrar que os Diplomas de Radioamador não podem ser adquiridos, mas somente conquistados, particulari-dade que lhe dá uma importância singular.
Nosso Brasil, com todos os seus Estados ostentando indicativos diferenciados oferece uma excelente oportunidade do radioamador comprovar a nível doméstico a sua capacidade de operação, a eficiência de seu equipa-mento de transmissão / recepção numa cobertura nacional - cobertura esta que só pode ser feita pela troca de QSL's.